quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SWU leva milhares de jovens a discutir a sustentabilidade

"Começa com você" – essa foi a mensagem levada pelo movimento SWU para as 164,5 mil pessoas que prestigiaram os três dias do festival Music & Arts. Grandes atrações musicais nacionais e internacionais dividiram as atenções com debates e discussões entre os jovens que participaram dos fóruns e as personalidades que levaram as suas propostas de soluções, oportunidades, ideais e experiências para um mundo mais sustentável.

Com a convicção de que pequenas atitudes geram grandes mudanças, há quatro meses o movimento busca mobilizar e informar a sociedade por meio de diversas mídias, ações de mobilização em redes sociais, TV, rádio, flash mobs, concurso culturale ações de guerrilha.

Durante os dias de festival, uma série de iniciativas lembrava a quem estava presente o real objetivo do evento: trazer à tona o debate da sustentabilidade. Por isso, em todas as ações promovidas havia embutido o conceito de práticas mais sustentáveis, como a questão da reciclagem no labirinto formado por lixo, a alternativa das energias limpas noespaço para carregar celular, e até de moda sustentável, no posto de troca de roupas.

A carona solidária, proposta pela organização, fez com que grande parte dos 30 mil carros presentes levassem mais de quatro passageiros. Mais do que consciência ecológica, os motoristas estavam de olho na economia de 50% no valor do estacionamento. Os participantes ainda utilizaram os 800 ônibus e 500 vans disponíveis, e teve até quem foi de bicicleta para o evento.

Ainda foi possível interagir com algumas instalações e aprender na prática como é possível, por exemplo, gerar energia elétrica através do movimento de bicicletas ou como funciona uma central de reciclagem. Por trás de cada ação estava um exemplo de atitude que pode ser reaplicada em nosso dia a dia.

Mas como nem tudo é perfeito, principalmente em eventos de grande porte, alguns princípios de preservação socioambiental ficaram de fora. Um exemplo foi a grande quantidade de lixo gerada pelas embalagens descartadas, que deixou claro que o primeiro dos três “Rs” (que propõe a redução da geração de lixo) não foi posto em prática – ainda que tudo tenha sido encaminhado para reciclagem.

Também foram questionados o valor dos ingressos, a falta de chuveiro no camping, os desencontros de informações por parte dos organizadores, a qualidade do som em alguns shows e os longos engarrafamentos na volta para casa logo no primeiro dia. Críticas e soluções a serem discutidas para que haja um evento realmente sustentável.

Fórum Global de Sustentabilidade

Parte desse debate aconteceu durante os fóruns promovidos durante os três dias de evento - um dos pontos altos do festival SWU. Grandes nomes nacionais e internacionais participaram das rodadas para discutir com o público três temas principais: negócios sustentáveis, inclusão de minorias e juventude e meio ambiente.

A grande surpresa dos debates ficou por conta da plateia formada por jovens engajados e conscientes que se mostraram dispostos a discutir caminhos mais eficientes e justos de construir o futuro. Questionando os convidados e propondo debates profundo sobre os mais diversos temas, o público enriqueceu os três fóruns e abrilhantou as explanações das personalidades que estiveram presente.

Leia e ouça os resumos do fórum:

Mas nem todos os participantes do festival estavam tão interessados na sustentabilidade e mostraram que ainda é preciso muito esforço para conscientizar toda a sociedade da importância de se preservar o planeta e promover um desenvolvimento equilibrado.

Na arena era possível ver muito lixo no chão apesar dos dois mil coletores espalhados pelo local. “Estamos tentando construir um projeto do bem, mas não adianta ter milhares de lixeira, por exemplo, se não houver conscientização e cooperação na utilização de todos. Esse é um processo”, comentou o realizador do projeto, Eduardo Fischer.

Para quem esteve presente no festival, a mensagem de que a transformação do mundo começa com cada um de nós foi passada – mesmo que ainda tenha o que melhorar para a sua próxima edição. Foi um primeiro passo e fundamental para que outras grandes mudanças aconteçam.


Fonte: EcoDesenvolvimento

Um comentário:

  1. Olá ótimas Publicações =)
    atualize Nosso portal em sua homepage,Coletivos Jovens de Meio Ambiente de Mato Grosso - CJMT [ http://www.coletivojovem-mt.blogspot.com],ajude-nos a perpetuar irmandade cjotense na Rede!
    Saudações Coletivas

    - Nucom /CJMT.
    [s]'

    ResponderExcluir